quinta-feira, 19 de abril de 2012

Acupuntura: Isandro Neri fala sobre esta ciência chinesa



Conheça Yin e Yang para ter equilibrio.
Por Karol Bezerra 
Arquivo pessoal
clique para ver a foto em tamanho real
Dr. Isandro Peçanha Neri
Isandro Peçanha Neri tem 35 anos, é casado, enfermeiro sanitarista e especialista em acupuntura pela ABA (Associação Brasileira de Acupuntura); atende diariamente no Hospital Geral de Picos e também faz atendimento em domicílio.
 
Karol Bezerra:  Isandro Neri, o que vem a ser acupuntura?
 
Isandro Neri: A acupuntura é o conjunto de conhecimentos teórico-empiricos da medicina chinesa tradicional que visa à terapia e a cura das doenças através da aplicação de agulhas, além de outras técnicas. Esta ciência surgiu na China em plena Idade da Pedra, isto é, há aproximadamente 4.500 anos. De acordo com a medicina chinesa, o tratamento através de acupuntura visa a normalização dos órgãos doentes por meio de um suporte funcional que exerce, assim, um efeito terapêutico.
 
Karol Bezerra: Quais são as vantagens da Acupuntura?
 
Isandro Neri: Posso citar os seguintes tópicos como sendo os mais indicados no que se refere à qualidade da acupuntura:
 
  1. Inúmeras possibilidades de aplicação. É útil em qualquer doença, não importa sua localização, oferecendo auxilio de uma maneira ou de outra em todas as faixas etárias e independente de sexo, podendo ainda ser facilmente associada a outras modalidades terapêuticas mesmo em patologias cirúrgicas; a acupuntura pode ser usada para melhorar o estado imunológico do paciente e apressar a recuperação no período pós-operatório;
  2. Diminuição do uso de medicamentos. Atualmente, o uso de drogas está se tornando abusivo, com freqüentes intoxicações, sem que se consigam resultados terapêuticos ideais. A acupuntura regula o equilíbrio do organismo, melhorando a circulação sanguínea, aumentando a resistência corpórea e sendo capaz de mudar a constituição corporal, por isso, reduz ao mínimo a necessidade de drogas e aumenta a eficácia terapêutica. Além disso, constitui-se num tratamento mais econômico em relação ao tradicional método da alopatia.
  3. Completa as lacunas da medicina moderna. Apesar do constante progresso, a medicina moderna ainda não conseguiu resolver muitos dos problemas que atingem o ser humano, por exemplo, doenças como as espondiloses, as periartrites degenerativas, as colagenoses e outras autoimunes. Em muitas dessas patologias, a acupuntura, isoladamente ou associada a drogas, obtem melhores resultados.
 
Karol Bezerra: e as desvantagens?
 
Isandro Neri: Posso citar dois aspectos básicos, que consideramos desfavoráveis à acupuntura. Primeiro, o temor despertado pelas próprias agulhas. Por isso, muitos outros métodos de estimulação tem sido desenvolvidos na esperança de substituir as agulhas, mas infelizmente ainda não se conseguiram os mesmos efeitos que as agulhas oferecem. Em segundo lugar, a acupuntura exige um longo período de tratamento, de perfeição e de maestria manual do terapeuta, o que requer longos anos de aprendizado.
 
Karol Bezerra: O que significa o Yin e Yang?
 
Isandro Neri: O universo se baseia na oposição entre duas forças anatagonicas, que devem estar com igual intensidade de força para que haja o equilíbrio. Partindo dessa premissa é que existem as teorias da acupuntura. O ser vivo (humano, animal ou vegetal) possui uma energia primordial, chamada QI (pronuncia-se TCHI). Esta energia tem dois aspectos: Yin e Yang. O Yin é o aspecto material e interno, já o Yang é a manifestação da matéria exteriormente. O bom funcionamento (saúde) do ser depende do bom equilíbrio entre estas duas forças que são antagônicas, porem sua oposição acaba por criar um equilíbrio dinâmico. Tanto o Yin como o Yang tem, cada um, suas funções. Quando estão em mesmo nível energético, um controla o outro, porém, quando um se sobressai em relação ao outro ocorre o desequilíbrio, ou seja, ocorre a doença. A desarmonia Yin/Yang pode ser causada por motivos endógenos (raiva, preocupação, pensamento excessivo, pesar, medo, tristeza, etc.) ou exógenos (excesso de frio ou calor, alimentação inadequada, acidentes, poluição e mais uma infindável lista). Existe uma inter-relação entre os sentimentos e os órgãos do nosso corpo. Determinada emoção influencia um órgão, e este também mantém uma influencia sobre a emoção relacionada a ele. Por exemplo: pulmão = tristeza; coração = alegria; fígado = raiva; baço = concentração; rim = medo.
 
Karol Bezerra: Quais são as doenças tratadas com acupuntura?
 
Isandro Neri:  Para a acupuntura não existe uma doença, mas sim um doente que necessita de um tratamento geral, visando seu equilíbrio como um todo. Existe uma exceção para isso, que é a analgesia por acupuntura, que visa exclusivamente tirar totalmente a sensibilidade à dor  do paciente para uma cirurgia. É comum o paciente, durante e após a sessão de acupuntura sentir um BM estar, uma leveza. Isto decorre devido a liberação de endorfinas pelo nosso organismo. Poderíamos dizer que os pontos de acupuntura, através dos meridianos, são a ligação com o meio interno do organismo.
A localização dos pontos pode ser feita pela sensibilidade manual ou através do uso de aparelho. A acupuntura promove um equilíbrio geral no organismo, pois nenhuma doença existe isoladamente, sempre está associada a algum desequilíbrio geral. Além do sintoma principal que trouxe o paciente ao consultório, haverá outros sintomas, mesmo de menor importância, que são reflexos do mesmo desequilíbrio, que quando tratado corretamente promoverá a cura do paciente como um todo.
Ação da acupuntura: analgesia, antiinflamatória, relaxante muscular, ansiolítico (calmante), antidepressivo (leve), broncodilatador, vasodilatador, antiemética, cicatrizante, imunidade.  
Sintomas e doenças tratáveis: dor de qualquer origem, artrite e trauma, torcicolo, contratura, estresse, ansiedade, irritabilidade, insônia, angustia, depressão, asma, bronquite, má circulação, AVC, angina, náuseas e vômitos, escaras, acnes, rinites e alergias, entre outras.
 

0 comentários: